iptu2020

 

banner covid transparencia

Lei Aldir Blanc

 

Bolsa Família: confira o calendário de pesagem da primeira vigência de 2020

As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família devem ficar atentas ao cumprimento do cronograma de acompanhamento obrigatório do primeiro semestre de 2020. Os beneficiários têm os meses de março, abril ou maio para comparecer às unidades de saúde, no entanto é preciso entrar em contato com o seu posto de saúde para informações sobre como vai ocorrer o acompanhamento da pesagem durante este período.

Quem recebe o benefício do Bolsa Família deve cumprir os prazos determinados pelo programa a cada seis meses. Caso isso não aconteça, o benefício é bloqueado ou suspenso.

As famílias beneficiárias devem procurar a unidade mais próxima de sua residência, munidos dos documentos necessários. São eles: cartão de vacina, cartão de gestante (para as gestantes) e documento com foto.

O acompanhamento na saúde consiste no acompanhamento do desenvolvimento e crescimento, realização do pré-natal e avaliação da cobertura vacinal.

Critérios


A pesagem do Bolsa Família é realizada de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30 em diversas unidades de saúde. Além das próprias unidades de saúde, a divulgação do calendário é feita constantemente nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e em unidades de ensino.

É necessário pesar toda a família, estar com a vacina em dia e, em caso de gestantes, é necessário o acompanhamento pré-natal. Caso o acompanhamento não ultrapasse 30% das famílias beneficiárias, o município deixa de receber o recurso federal, repassado por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas) para investimentos na Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. O recurso visa a melhoria no atendimento e acompanhamento das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Para receber a transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza é preciso ter compromissos com a Educação, a Assistência Social e a Saúde. Caso a pessoa não cumpra, o benefício pode ser bloqueado ou suspenso. Para atender as exigências é simples: na Educação, é preciso ter regularidade na frequência escolar e, na Assistência Social, é preciso manter o cadastro atualizado a cada um ano e meio.

Já na Saúde, é necessário ir até a unidade de saúde mais próxima de casa para procedimentos como: pesagem, vacinação em dia e acompanhamento de pré-natal pelo menos duas vezes ao ano, sendo uma vez a cada semestre. Para que isso aconteça, é necessário apresentar os seguintes documentos: cartão do Bolsa família, cartão de vacina (para crianças de até 9 anos), cartão da gestante (para gestantes) e documento pessoal com foto do responsável familiar. Portanto, o beneficiário que ainda não cumpriu esse compromisso, deverá buscar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.

Confira o cronograma de pesagem abaixo:

CRONOGRAMA DA PESAGEM  1 semestre 2020 OK-1.jpg

CRONOGRAMA DA PESAGEM  1 semestre 2020 OK-2.jpg

CRONOGRAMA DA PESAGEM  1 semestre 2020 OK-3.jpg

CRONOGRAMA DA PESAGEM  1 semestre 2020 OK-4.jpg

Notícias

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal