Escolas municipais realizam diversas atividades de estudo da BNCC

    Considerando a necessidade prevista na legislação vigente, partindo de uma das metas do Plano Nacional de Educação, reportando-se à Constituição Federal de 1988 e também à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, as redes de ensino em todo o país estão em plena fase de estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser implantada em todas as escolas do país até 2020. Em Palmeira das Missões, assim como em todo o Brasil, o dia 06 de julho, foi de estudos a respeito da base, com a realização do Dia D da BNCC nas escolas da rede municipal de ensino.

    Ao longo do dia, as equipes diretivas, coordenações pedagógicas e professores da educação infantil e do ensino fundamental estiveram nas escolas urbanas e rurais participando de encontros de formação organizados por cada escola. A Secretaria Municipal de Educação de Palmeira das Missões vem há meses abordando o assunto com as escolas e compartilhando materiais, guias de estudo e orientando no andamento do processo. As direções das escolas, por sua vez, organizam as formações internas junto ao seu quadro docente. As ações continuam com novos encontros, por área do conhecimento, já programados para breve, sendo que há inclusive previsão de formação para gestores em educação – que juntamente com os professores serão os grandes responsáveis pelo êxito na execução desta política.

    A equipe da SME, assim como as escolas, formou seu grupo de trabalho (GT) para realização de estudos sobre a BNCC, legislação relacionada e supervisão do processo em toda a rede municipal de ensino, composta por 11 escolas de ensino fundamental e 07 escolas de educação infantil. A coordenação das ações está a cargo da professora Rogéria Teixeira da Rosa, coordenadora pedagógica, e da professora Nirlene Boeri, secretária municipal de Educação de Palmeira das Missões. Integram a equipe os professores que atuam junto ao Setor Pedagógico da SME, com suporte dos colegas de assessoria executiva. Diversas atividades estão previstas para os próximos meses e o assunto certamente estará, até o próximo ano, em diversas pautas educacionais, dada a sua importância.

Sobre a BNCC

    Aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve ser implementada nas escolas de educação básica e ensino fundamental de todo o país em até três anos. No entanto, isso não significa que o debate em torno do texto que serve de parâmetro para os currículos estaduais, tenha terminado.

    A este respeito, o GT de trabalho no Rio grande do Sul, coordenado pela Undime RS, trabalha intensamente em cooperação com a Seduc RS no que concerne à construção do Referencial Curricular Gaúcho. Elaborada em dois anos e meio, a BNCC foi muito debatida pela sociedade e por autoridades em educação. A primeira versão do texto recebeu mais de 12 milhões de propostas de emendas, formuladas por 310 mil pessoas. A segunda foi submetida a debates públicos, que contaram com a participação de 9 mil professores, gestores e técnicos de secretarias.

    A Base Nacional Comum Curricular define um conjunto de 10 competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21. Segundo a BNCC, as competências gerais “explicitam o compromisso da educação brasileira com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”. Elas foram incluídas no capítulo introdutório da Base, que também apresenta os fundamentos pedagógicos que orientam todo o documento.

Fotos: Divulgação

Notícias

  • SME reunida com novos conselheiros escolares 18-07-2018

        Decorrido o processo eleitoral junto às escolas municipais de Palmeira das Missões, no mês de maio, para a escolha dos novos conselheiros escolares e suas respectivas presidências, a Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 16 de julho, segunda-feira, reunião de instrução e encaminhamentos iniciais para o trabalho a ser realizado junto às escolas da rede. Participaram os presidentes dos conselhos, sendo que na ocasião também houve a indicação do segmento de representantes para o...

    Leia mais: SME reunida com novos conselheiros escolares

  • Entidades recebem prêmios do Paguei Quero Nota 17-07-2018

        O Asilo São Vicente de Paulo e a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil Antônio Carlos Borges receberam na manhã desta terça-feira (17) o prêmio de R$ 1 mil cada, referente ao sorteio da Campanha Paguei Quero Nota. As entidades foram indicadas pelos ganhadores do 1° e 2° prêmio, Kleber Alexandre Vasconcelos e Fátima Teresa da Silva Subtil, respectivamente.

    Leia mais: Entidades recebem prêmios do Paguei Quero Nota

  • Espetáculo teatral abrirá programação da Semana Farroupilha 17-07-2018

        Neste ano, os Festejos Farroupilha no município contarão também com programação artística promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo a ser realizada no dia 11 de setembro, iniciando a Semana Farroupilha 2018. Será realizado no Centro Cultural o espetáculo artístico temático "Um farroupilha no circo" do grupo de artes ‘Dias de Sucesso’, que de forma lúdica e com muito humor, conta os principais episódios ocorridos na Revolução Farroupilha, integrando teatro, música e história.

    Leia mais: Espetáculo teatral abrirá programação da Semana Farroupilha

  • SME participa de capacitação para qualificar práticas 16-07-2018

        Constantemente, a equipe da Secretaria Municipal de Educação participa de formações, cursos e capacitações com o objetivo de qualificar suas práticas diárias nos mais diferentes setores que se relacionam à gestão da rede municipal de ensino. Com isso, assegura-se que seus colaboradores atuem a partir do que há de mais atualizado no que diz respeito aos atos oficiais, regulamentação e especificidades do serviço público, impactando positivamente no atendimento à comunidade escolar de todo o...

    Leia mais: SME participa de capacitação para qualificar práticas

  • Palmeira receberá espetáculo reconhecido nacionalmente 16-07-2018

        ‘Um coração feliz’ é uma homenagem a Chico Xavier, na qual o ator Marcio Meneghell relata sobre experiências inspiradas pelas palavras, sentimentos e vivências do médium, mergulhando em sua beleza, esperança, amor, vida e humanidade.

    Leia mais: Palmeira receberá espetáculo reconhecido nacionalmente

Busca Rápida

Galeria de FOTOS

Carijo da Canção Gaúcha

Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul, o 33° Carijo da Canção Gaúcha acontece de 31 de maio a 3 de junho de 2018 no Parque de Exposições.

Universidade Federal

Brasão UFSM

A Universidade Federal está no Município desde 2006, oferece oito cursos de graduação, contando ainda com dois cursos de Pós-Graduação.

Hospital Público Regional

O Projeto HPR pretende ser referência em média e alta complexidade, com atendimentos 100% SUS em diversas especialidades.

Portal Município de Palmeira das Missões - Desenvolvido por Departamento de Informática Municipal